1. Objeto

Esta política expõe a forma como nós tratamos os dados de caráter pessoal (os «Dados Pessoais») que recolhemos e que você nos fornece. Esta política aplica-se a todos os Dados Pessoais que lhe dizem respeitem e que foram obtidos no âmbito das nossas relações. Convidamo-lo(a) a ler atentamente este documento para que possa conhecer e compreender as nossas práticas nesta matéria.

2. Quem somos nós?

A Villanelle Condomínios, é uma empresa que efetua gestão do dia-a-dia dos nossos clientes, direcionado apenas para o público alvo "Condomínios".

3. Quais são os nossos compromissos?

Comprometemo-nos a implementar todas as medidas técnicas e organizativas necessárias para assegurar o respeito pelos princípios fundamentais em matéria de recolha e Tratamento de Dados Pessoais e, nomeadamente, os princípios de:

  1. Licitude, lealdade e transparência: os Dados Pessoais são tratados de forma lícita, leal e transparente;

  2. Limitação das finalidades: os Dados Pessoais são tratados tendo em vista finalidades determinadas, explícitas e legítimas e não são objeto de ulterior Tratamento de forma incompatível com as finalidades originais;

  3. Proporcionalidade dos dados: os Dados Pessoais recolhidos são adequados, pertinentes e limitados ao que seja necessário para as finalidades de Tratamento;

  4. Exatidão dos dados:: os Dados Pessoais são exatos e são mantidos atualizados. São tomadas todas as medidas razoáveis para que dados inexatos ou obsoletos sejam apagados ou retificados, tendo em conta as finalidades do Tratamento.

4. Como fazemos a recolha dos seus Dados Pessoais?

Ao longo de toda a nossa relação, poderá ser necessário que nos apresente os seus Dados Pessoais por diferentes meios:

  1. Modo mais geral, sempre que contacta diretamente com os nossos serviços.

Também poderemos recolher Dados Pessoais por intermédios de parceiros aos quais tenha previamente dado o seu Consentimento para ser contactado pelos nossos serviços. Neste contexto, apenas serão utilizados os dados relativamente aos quais deu o seu Consentimento expresso de utilização por um parceiro.

Quando navega no site da Villanelle Condomínios, também poderemos utilizar cookies, ou seja, pequenos ficheiros de texto que são gravados no seu equipamento (computador, tablet ou telemóvel). Estes cookies permitem-nos recolher informações e Dados Pessoais para diferentes finalidades (estatísticas de acesso e utilização do site, adaptação do site aos seus parâmetros, cookies de parceiros para fins publicitários, etc.).

Também no quadro da gestão dos cookies, comprometemo-nos a respeitar a regulamentação relativa à proteção dos dados. Assim, sempre que necessário, o Consentimento relativo ao cookies será pedido mediante a visualização de uma janela bem explícita por ocasião da sua primeira visita ao nosso site.

A qualquer momento, poderá reconfigurar a sua política de cookies.

5. Que uso fazemos dos seus Dados Pessoais? (finalidades de Tratamento)

Utilizamos os seus Dados Pessoais essencialmente para melhor organizar a nossa relação comercial e, assim, lhe podermos prestar um serviço de melhor qualidade.

Neste contexto, os seus Dados Pessoais são tratados tendo em vista as seguintes finalidades principais:

  1. Gestão da relação comercial:
    - Gestão do serviço pós-venda e das reclamações;
    - Gestão dos pedidos de direito de acesso, retificação e oposição;
    - Realização de estudos estatísticos para avaliação da utilização e do desempenho do nosso site;
    - Realização de estudos de marketing, assim como de sondagens e testes de produtos;
    - Elaboração de um perfil personalizado que nos permita conhecê-lo(a) melhor e fidelizá-lo(a) e, assim, prestar-lhe um melhor serviço;

  2. Prospeção comercial:
    - Realização de operações de contacto comercial;
    - Elaboração de estatísticas comerciais;
    - Organização de jogos-concursos e/ou de operações de fidelização;
    - Gestão das opiniões das pessoas sobre produtos, serviços ou conteúdos;

  3. Defesa dos nossos interesses:
    - Gestão de fraudes;
    - Gestão de pagamentos em atraso;
    - Gestão do contencioso;
    - Acompanhamento das operações de cobrança;
    - Gestão da nossa conformidade com as diversas obrigações legais aplicáveis.

  4. Gestão dos nossos fornecedores e da logística (entregas).

6. Tratamos todos os Dados Pessoais que nos fornece?

Em conformidade com nossos compromissos, recolhemos apenas os dados que consideramos necessários às nossas atividades (princípio da minimização dos dados).

Contudo, determinados dados são indispensáveis ao processamento dos seus pedidos e outros permitem-nos conhecê-lo(a) melhor e, assim, adaptar as nossas ofertas às suas necessidades. Os campos dos formulários de recolha de dados assinalados com um (*) são de preenchimento obrigatório. Na ausência desses dados, não poderemos processar o seu pedido ou fazer-lhe ofertas adaptadas às suas necessidades.

7. Qual é a base legal para o Tratamento dos Dados Pessoais?

O Tratamento dos seus Dados Pessoais assenta em diferentes bases legais determinadas em função da finalidade dos Tratamentos em questão. Neste contexto, necessitamos dos seus dados para:

  1. Cumprimento de um compromisso contratual em que você é uma parte;

  2. Promoção dos nossos legítimos interesses enquanto Responsável pelo Tratamento (nomeadamente, um melhor conhecimento dos nossos clientes, a adaptação das nossas ofertas às necessidades dos mesmos e/ou a realização de atividades promocionais);

  3. Cumprimento de uma obrigação legal sempre que a legislação em vigor imponha o referido Tratamento dos dados.

8. Quem pode aceder aos seus Dados Pessoais?

Apenas pessoas autorizadas dentro das nossas equipas podem aceder aos seus Dados Pessoais e isso em função das necessidades da respetiva atividade.

Os seus Dados Pessoais também podem ser transmitidos a outras entidades do grupo, assim como aos nossos parceiros (os «Subcontratantes»), cuja prestação seja necessária à realização das nossas atividades enquanto Responsável pelo Tratamento. A título de exemplo, os seus Dados Pessoais podem ser transmitidos a prestadores de serviços informáticos (alojamento, manutenção, etc.) assim como de serviços de entregas, de gestão de fraudes, etc.

Neste contexto, comprometemo-nos a recorrer apenas a Subcontratantes que nos deem garantias suficientes e que respeitem os nossos compromissos em matéria de proteção dos Dados Pessoais.

9. Durante quanto tempo são conservados os seus Dados Pessoais?

Os Dados Pessoais são conservados apenas durante o período necessário às finalidades descritas na rubrica "Que uso fazemos dos seus Dados Pessoais?". Além disso, a Villanelle conserva os seus Dados Pessoais em conformidade com os Prazos de Conservação impostos pela regulamentação em vigor e/ou com as boas práticas do nosso setor de atividade.

Estes Prazos de Conservação são definidos em função da natureza das finalidades de Tratamento e tomam em consideração, nomeadamente, as disposições legais aplicáveis, que impõem um Prazo de Conservação específico para determinadas categorias de dados, e os prazos de prescrição aplicáveis assim com as recomendações das Autoridades de Controlo locais relativamente a determinadas categorias de Tratamento de dados.

A título de exemplo, a Villanelle compromete-se a manter os seus Dados Pessoais, enquanto cliente, apenas durante o período estritamente necessário à gestão da relação comercial, mais especificamente durante um período de três anos a contar do fim dessa relação (exceto se obrigações legais do Responsável pelo Tratamento impuserem um prazo de conservação mais dilatado).

Os Dados Pessoais que lhe digam respeito enquanto cliente potencial são conservados durante um período de três anos a contar da respetiva recolha ou do seu último contacto com os nossos serviços.

10. Os seus dados estão seguros?

A confidencialidade e a segurança dos seus Dados Pessoais merecem-nos uma especial atenção.

Neste contexto, implementamos medidas técnicas e organizativas adequadas para garantir um nível de segurança apropriado e em conformidade com as boas práticas do nosso setor de atividade. Deste modo, respondemos às exigências regulamentares e protegemos os direitos e os dados dos Titulares dos Dados desde o início das operações de Tratamento.

A Villanelle pôs em prática um programa global de gestão da segurança dos seus sistemas de informação baseado na norma internacional ISO/IEC 27001:2013. Este programa tem por objetivo preservar a confidencialidade, a integridade e a disponibilidade de dados confidenciais e sensíveis, incluindo os seus Dados Pessoais.

Além disso, a nossa plataforma de comércio online, assim como os outros sites do grupo, beneficiam de medidas segurança reforçada, tais como a utilização de protocolos de criptografia forte, a proteção de um firewall de aplicativos, uma supervisão permanente e auditorias externas regulares. Finalmente, a sua senha associada à sua conta é guardada criptografada nas nossas bases de dados, ficando, assim, inacessível a qualquer pessoa que não seja você.

11. Quais são os seus direitos em matéria de Dados Pessoais?

Ao abrigo da regulamentação aplicável em matéria de proteção dos dados, poderá, a qualquer momento, exercer os seus direitos enquanto Titular dos Dados e solicitar o acesso, retificação, apagamento e portabilidade dos dados que lhe respeitem assim como exercer os seus direitos de limitação e oposição ao Tratamento destes dados.

Nomeadamente, você tem o direito de se opor ao Tratamento dos seus dados para fins de prospeção comercial. Consoante as suas opções por ocasião da criação ou da alteração da sua conta, poderá receber ofertas em nome da nossa empresa assim como de outras empresas do grupo Villanelle ou de parceiros.

12. Como exercer os seus direitos?

Estes direitos podem ser exercidos entrando em contacto com através do e-mail: geral@villanelle.pt

Neste contexto, agradecemos que inclua no seu pedido os elementos necessários à sua identificação (nome, apelido e e-mail) e um documento de identificação, assim como todos os dados relativos ao pedido em questão.

Também dispõe de direito de recurso para a Autoridade de Controlo local em caso de violação da regulamentação aplicável em matéria de proteção dos Dados Pessoais e, em particular, do RGPD.

13. Quem contactar?

Para todas quaisquer outras questões relativamente a esta política ou à forma como a Villanelle processa os seus Dados Pessoais, queira contactar-nos no endereço seguinte: geral@villanelle.pt.

14. Alterações e atualizações

Esta política de confidencialidade pode ser alterada ou atualizada em função de diferentes interpretações, decisões e opiniões relativamente ao RGPD. A Villanelle compromete-se a informá-lo(a) de todas e quaisquer alterações efetuadas por meio do seu site.

A nossa politica de RPGD